Curso ADempiere

sábado, setembro 16, 2006

Mais uma dúvida

O pessoal que tem me escrito pelo site com dúvidas sobre o Compiere, eu tenho pedido autorização para colocar aqui. Acredito que a dúvida de uma pessoa possa ser relevante para outras pessoas.

Vamos lá:

"Tenho conhecimento sobre linux e muito pouco de programação (apenas PHP, mas muito pouco), gostaria de saber, que tipos de conhecimentos preciso adquirir para poder adaptar o Compiere para a realidade da empresa que trabalho? (pois nesse ramo de ferro e aços, existem algumas peculiaridades referente ao estoque e produtos). "

Bom, para responder isso vou explicar uma característica do Compiere:

- Dicionário: todos os campos, tabelas, janelas e menus são cadastrados no banco de dados, ou seja, todas as telas (ou quase todas, com exceção dos formulários personalizados) são geradas dinamicamente a partir de definições do banco de dados.

Para customizar o Compiere para alguma realidade é necessário listar quais alterações teriam que ser feitas. Se a adaptação for apenas criar campos, janelas e relatórios usando a própria estrutura do Compiere então o conhecimento de como fazer isso é necessário. Estou assumindo aqui que a pessoa entenda de banco de dados.

Agora, se a alteração se referir a criar janelas próprias (ou seja, fora do padrão Compiere) ou processos automatizados, então é necessário um pouco mais:

  • Conhecimento do Código-fonte
  • Java
  • Banco de dados

Numa implantação o mundo ideal seria fazer tudo via parametrização, sem ter que desenvolver nada e não mexer no fonte. Mas dependendo da necessidade nem sempre isso é possível.

Não entendo nada do ramo que o Gustavo citou mas vamos ver alguns exemplos:

- Alteração do Cadastro de produtos para conter o campo tipo de aço: nesse caso seria uma criação de um cadastro de tipos e a colocação do campo na janela de produtos. Tudo feito via aplicação sem a necessidade de desenvolvimento.

- Criação de um Cadastro Qualquer: tudo feito via aplicação também se o usuário quiser usar a tela padrão do Compiere, o que, pessoalmente, eu recomendo.

- Impressão de nota fiscal, seguindo o modelo A3: isso não é nativo do Compiere, já que não foi feito para a nossa realidade. Nesse caso é necessário desenvolvimento Java.

Espero ter ajudado.

sexta-feira, setembro 15, 2006

Portabilidade para o Linux

Esses dias, através do site www.compierebrasil.com.br, me escreveram:

"Sou estudante de informática e funcionário de uma estatal em São Paulo, gostaria de mais informações sobre o projeto e a portabilidade para Linux."

A questão da portabilidade para o Linux merece uma longa discussão por si só mas vou falar apenas com relação ao Compiere.

O Compiere para funcionar, precisa de três elementos básicos:

  • Java
  • PostgreSQL
  • PL/Java, para executar java dentro do banco de dados

Java

Java é uma tecnologia multiplataforma, embora existam controvérsias. Para o Java da Sun, posso dizer que o Compiere funciona bem nas distribuições que testei, conforme post abaixo. Agora, se for considerar outras versões de java, não posso dizer o mesmo. Fiz teste com uma chamada Blackdown e não funcionou.

PostgreSQL

O PostgreSQL por ser um projeto de software livre funciona perfeitamente em todas as distribuições Linux que eu conheço. É claro que isso, no meu caso, não passa de 10 distribuições, mas posso dizer que são as mais usadas.

PL/Java

O PL/Java também é um projeto de código aberto, e por isso, teoricamente funciona nas distribuições Linux em geral. A dificuldade que tive foi apenas no Suse 64 bits, onde ela não funcionou de jeito nenhum. Em todo caso, devido a pressão do prazo do projeto, não gastei mais do que dois dias tentando resolver. Acho que se tentasse mais daria certo.

Assim sendo, posso dizer que o Compiere pode ser perfeitamente usado no Linux. É claro que a dificuldade de instalação vai depender da combinação dos fatores (distribuição, versão de java, versão do postgresql, etc) mas acho que isso também se aplica no mundo Windows, onde o simples "Next Next Next" não funciona em 100% dos casos.

terça-feira, setembro 12, 2006

Compiere no Linux

Distribuições Linux que já testei o Compiere

  • Debian
  • Kurumin
  • Fedora
  • Suse


Testou com mais alguma? Escreva que eu coloco aqui!

Compiere no Brasil

Olá,

Criamos o site www.compierebrasil.com.br com a versão do Compiere usando o PostgreSQL. Além disso colocamos uma versão traduzida (ainda não 100%) e estamos colocando dicas no site.

Estamos criando o site e esse blog no intuito de difundir o projeto no Brasil e servir como meio de troca de informações.