Curso ADempiere

sábado, setembro 16, 2006

Mais uma dúvida

O pessoal que tem me escrito pelo site com dúvidas sobre o Compiere, eu tenho pedido autorização para colocar aqui. Acredito que a dúvida de uma pessoa possa ser relevante para outras pessoas.

Vamos lá:

"Tenho conhecimento sobre linux e muito pouco de programação (apenas PHP, mas muito pouco), gostaria de saber, que tipos de conhecimentos preciso adquirir para poder adaptar o Compiere para a realidade da empresa que trabalho? (pois nesse ramo de ferro e aços, existem algumas peculiaridades referente ao estoque e produtos). "

Bom, para responder isso vou explicar uma característica do Compiere:

- Dicionário: todos os campos, tabelas, janelas e menus são cadastrados no banco de dados, ou seja, todas as telas (ou quase todas, com exceção dos formulários personalizados) são geradas dinamicamente a partir de definições do banco de dados.

Para customizar o Compiere para alguma realidade é necessário listar quais alterações teriam que ser feitas. Se a adaptação for apenas criar campos, janelas e relatórios usando a própria estrutura do Compiere então o conhecimento de como fazer isso é necessário. Estou assumindo aqui que a pessoa entenda de banco de dados.

Agora, se a alteração se referir a criar janelas próprias (ou seja, fora do padrão Compiere) ou processos automatizados, então é necessário um pouco mais:

  • Conhecimento do Código-fonte
  • Java
  • Banco de dados

Numa implantação o mundo ideal seria fazer tudo via parametrização, sem ter que desenvolver nada e não mexer no fonte. Mas dependendo da necessidade nem sempre isso é possível.

Não entendo nada do ramo que o Gustavo citou mas vamos ver alguns exemplos:

- Alteração do Cadastro de produtos para conter o campo tipo de aço: nesse caso seria uma criação de um cadastro de tipos e a colocação do campo na janela de produtos. Tudo feito via aplicação sem a necessidade de desenvolvimento.

- Criação de um Cadastro Qualquer: tudo feito via aplicação também se o usuário quiser usar a tela padrão do Compiere, o que, pessoalmente, eu recomendo.

- Impressão de nota fiscal, seguindo o modelo A3: isso não é nativo do Compiere, já que não foi feito para a nossa realidade. Nesse caso é necessário desenvolvimento Java.

Espero ter ajudado.

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado por ter respondido minha pergunta...

Gostaria de saber, como é e qual é o conteúdo do curso sobre Compiere oferecido pela Conceptia, e se neste curso, contém alguma informação sobre parametrização...

Obrigado

Anônimo disse...

Olá, Fernando...

Parece que vou inaugurar os comentários por aqui...

Só passei pra te parabenizar pelo Blog, estamos mesmo precisando dessa troca de informações a respeito do Compiere.

Passei um e-mail pra vc com algumas perguntas, não postei aqui pois o texto ficou um pouco extenso...

Abraço!

Emerson (Única Informática)

Anônimo disse...

Olá, Estou iniciando em ERP e achei muito interessante o Compiere, porem fiz as instalações do java, e postgre como pede no procedimento, sendo que na tela do COMPIERE SERVER SETUP tive problema no campo DATABASE SERVER onde aparecia o numero 5432 e o sistema não aceita, sendo que na tela de administrador do Postgree estava tudo certo com o numero da porta 5432 tudo correto. Não consegui terminar a instalação devido a esse motivo que n me deixa passar desse campo. De que forma eu consigo resolver esse problema? ou seja passar desse campo para que eu consiga acessar o compiere. Ou se possivel alguma outra informação para que possa me ajudar melhor.